5 atrações que não pode perder em Colónia

Capital da Renânia do Norte-Vestfália, Colónia é uma cidade que surpreende o visitante pela irreverência, quase latina, que dela emana. Isto, claro, para além de atrações icónicas como a sua catedral, que a UNESCO classifica como Património Mundial. Não faltam, pois, motivos para conhecer Colónia.
Eis 5 das atrações que não pode mesmo perder.
1
Catedral de Colónia
A Catedral de Colónia é uma das igrejas mais altas do mundo e está classificada como Património Mundial pela UNESCO. Consagrada a São Pedro e a Santa Maria, a catedral é, não por acaso, o monumento mais visitado da Alemanha e um edifício incontornável da cidade de Colónia. A catedral é verdadeiramente majestosa e espetacular, dominando a paisagem urbana da capital da Renânia do Norte-Vestfália. De onde quer que olhe, ela lá estará, magnânima. 

Lá dentro, não deixe de reparar nos vitrais e nos entalhes em madeira no coro da catedral. A entrada é gratuita e, já agora, vá cedo para tentar evitar as multidões de turistas. 

 

1
Museu Ludwig

O Museu Ludwig é o Museu de Arte Contemporânea de Colónia.

Está localizado bem perto da catedral, e tem um acervo de arte moderna muito interessante de nomes consagrados - mas não só - como Roy Licht­en­stein, Pablo Pi­cas­so, Hen­ri Ma­tisse, René Magritte ou Andy Warhol, motivos mais que suficientes para incluir na sua lista com o que fazer em Colónia numa pequena escapada.

A Pop Art tem um papel de relevo no museu, mas há muito mais que Warhol para ver!

1
Palácio Augustusburg
©UNESCO Welterbestätte Schlösser Augustusburg und Falkenlust, Photographer: Horst Gummersbach.

O Palácio Augustusburg é um magnífico exemplo dos excessos da arquitetura rococó na Europa. Fica na pequena cidade de Brühl, a poucos quilómetros de Colónia, e é seguramente um dos momentos altos de qualquer viagem à região.

Vale a pena chegar cedo para visitar o Palácio Augustusburg com menos gente. As visitas são obrigatoriamente acompanhadas por um guia, em alemão, mas felizmente pode-se levar um áudio-guia em português, fornecido gratuitamente pelas simpáticas funcionárias do palácio, mandado construir por Clemente Augusto da Baviera.

1
Museu Farina

A Água de Colónia deve o seu nome precisamente à cidade alemã de Colónia. Entre os atuais produtores, o mais emblemático é a Casa Farina, cuja fragrância original, criada pelo perfumista italiano Giovanni Maria Farina, ainda hoje se produz. Foi ele que criou e popularizou a fragrância.

Visitar o Museu do Perfume de Colónia é uma forma calma e agradável de se inteirar de uma parte importante da história da cidade. A visita, também sempre acompanhada por um guia, dura sensivelmente uma hora e, apesar de não ser uma experiência absolutamente imprescindível caso o tempo escasseie, vale bem a pena.

1
Beber uma Kölsch

Colónia leva muito a sério a questão da cerveja tradicional. Na cervejaria Päffgen, por exemplo, a cerveja nunca é engarrafada porque, dizem, o sabor não seria o mesmo. É fabricada diariamente no próprio local, sai diretamente do barril para os copos que os empregados transportam numa bandeja redonda com buracos para os segurar. Desde 1883. Foi lá que tive a oportunidade de, pela primeira vez, beber uma cerveja Kölsch em Colónia.

Não deixe, pois, de frequentar uma das melhores cervejarias tradicionais de Colónia. A cervejaria Päffgen-Kölsch fica na zona de Friensenstrasse, e está entre as mais conceituadas da cidade.

Por Filipe Morato Gomes / Alma de Viajante