Informações de reservas – Informação, gestão e reservas relacionadas

Informações de reservas

Encontre as respostas às suas dúvidas sobre reservas.
Dependendo do mercado, a TAP disponibiliza várias formas de pagamento quando reservar um voo em flytap.com:
  • Cartões (débito e crédito) Visa, MasterCard, American Express e Diners, entre outros;
  • PayPal;
  • Multibanco (ATM ) — acessível através de qualquer caixa Multibanco ou do seu serviço de homebanking;
  • Outras formas de pagamento específicas para alguns mercados, como é o caso do iDeal na Holanda ou da Alipay na China.
O Código de Segurança, também conhecido como Código Bancário ou Número de Identificação do Cartão (NIC), é um código com 3 ou 4 dígitos que existe para proteger o seu cartão de crédito de possíveis fraudes.
  • Em VISA e MasterCard, encontrará o código de segurança no verso do cartão (últimos 3 dígitos à direita, depois dos 16 dígitos);
  • Em American Express encontrará o código na frente ou verso do seu cartão (4 dígitos próximos dos 15 dígitos do seu cartão de crédito).
Sim. A TAP vende viagens seja o titular do cartão de crédito ou o autor do pagamento a viajar ou não.
Sim. Na página de compra, secção "Detalhes do Pagamento", deverá indicar se o titular do cartão de crédito irá viajar. Em alguns casos será exigida a validação do pagamento antes do embarque.
Ao reservar online, o montante total está normalmente na moeda do país que selecionou para efetuar a reserva.

Por exemplo, se tiver selecionado o país USA o montante total será apresentado e cobrado em USD.
Sim. Na maioria dos mercados são aceites cartões de débito.

Mais informações aqui.
O 3D Secure é um protocolo de comunicação que foi desenvolvido para:
  • Melhorar a segurança de pagamentos na Internet;
  • Possibilitar a autenticação do proprietário do cartão de crédito junto do banco emissor;
  • Reduzir a probabilidade do uso fraudulento de cartões de crédito;
  • Melhorar o desempenho da transação.
Ao efetuar um pagamento numa loja virtual, é acionado um processo que verifica se o cartão utilizado é válido. Caso seja, os sistemas de segurança associados ao protocolo 3D Secure verificam a identidade do cliente, recorrendo em tempo real ao Emissor do Cartão de Crédito. Este valida a identidade do cliente e informa o sistema do comerciante que o cartão utilizado para pagamento é legítimo.

Este protocolo é utilizado pela Visa (com a designação de Verified By Visa) e pela Mastercard (com Secure Code).
O PayPal é um sistema pioneiro e líder mundial no envio e receção de pagamentos online, que permite a transferência de dinheiro através de um endereço de e-mail de forma rápida e segura.

A rede do sistema baseia-se na infraestrutura das contas bancárias e dos cartões de crédito para criar uma solução de pagamento global e em tempo real.
Dependendo do mercado, poderá ser cobrada uma taxa adicional de Cartão de Crédito.
Sim. Este site é dotado de um sofisticado mecanismo de deteção e prevenção de ações indiciadoras de fraude, através da tecnologia SSL (Secure Socket Layer).

Esta solução inovadora permite verificar a autenticidade dos pagamentos efetuados online, permitindo salvaguardar, em simultâneo, a integridade e segurança dos dados dos clientes, protegendo a identificação dos mesmos. O sistema baseia-se em cifrar as comunicações produzidas entre o seu computador pessoal e o nosso servidor para que não possam ser intercetadas.

Como tal, a companhia aérea reserva-se ao direito de recusar o transporte de passageiros e bagagens sempre que a transação seja considerada ilícita ou a compra tenha sido efetuada através de um agente não autorizado pela TAP Portugal. Todas e quaisquer atividades consideradas de carácter ilegal serão de imediato reportadas às autoridades competentes.
Não. Esta forma de pagamento apenas se encontra disponível nos mercados de Portugal e Bélgica. Mas, apenas permite a utilização de cartões de débito emitidos em Portugal.
Ao concluir a reserva, ser-lhe-ão indicados na página de confirmação todos os dados necessários para efetuar o seu pagamento através do Multibanco:
  • Entidade
  • Referência para pagamento
  • Montante total
Estes dados serão igualmente enviados para o seu endereço de e-mail.
Bastará selecionar a opção "Pagamento de Compras", no terminal Multibanco ou no serviço homebanking.

Alertamos também para o facto de que existem entidades bancárias que não providenciam a opção "Pagamentos de Compras" via Homebanking. Nestas situações ou em caso de dificuldade em concluir o pagamento, deverá contactar a TAP.
As reservas para voos com partida até 48 horas terão um prazo de pagamento de 3 horas.

Nas reservas com partida programada do voo entre as 72 horas e as 24 horas, deve efetuar o pagamento em 6 horas.

Nas reservas com partida programada do voo superior a 72 horas, deve efetuar o pagamento em 18 horas.

Caso o pagamento não seja efetuado dentro dos prazos indicados, a reserva será automaticamente cancelada.
Neste caso, deverá efetuar o pagamento e levantamento dos bilhetes em qualquer balcão de emissões ou Agente Geral TAP.

O prazo limite para o levantamento dos bilhetes e pagamento é de 72 horas após conclusão da reserva, a partir do qual a reserva será cancelada.
Ao efectuar o pagamento com MB WAY deverá indicar o seu número de telemóvel e, de seguida, verificar as suas notificações na APP. Ao abrir a notificação de “Pagamento Pendente” será solicitado que valide a compra, tendo apenas de introduzir o seu PIN MB WAY ou Touch ID para dispositivos compatíveis.

Este método de pagamento apenas está disponível para o mercado de Portugal.
 

Poderá obter mais informações sobre este método de pagamento aqui.
O MB WAY é a primeira solução interbancária que permite fazer compras através de smartphone ou tablet.

Este método de pagamento apenas está disponível para o mercado de Portugal.
 

Poderá obter mais informações sobre este método de pagamento aqui.

Videos de ajuda

  • Novas tarifas TAP | Voos Intercontinentais
    A partir de 01 de setembro, as novas tarifas TAP chegam aos voos intercontinentais. Se tiver uma tarifa TAP discount para viajar depois desta data, a bagagem de porão não está incluída.
Ver tudo (1)

Contactos

Formulário: pedidos e reclamações Envie-nos sugestões, elogios ou reclamações. Diga-nos o que podemos fazer para assegurar a melhor experiência de viagem.
Contacte-nos

Suporte online

Contact Center

De 2ª a domingo: Disponível 24 horas por dia.

Chamada para rede fixa nacional.
O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.

Ver tudo